top of page

Eventos Passados

Confira alguns dos eventos que já realizamos.
Por Um Viver Criativo no Dia Sem Pressa no Sesc Pinheiros
Quem define o seu valor? Encontro realizado em 2020
logo-CICLO-DE-PALESTRAS-viver-criativo-small.jpg
Módulo 1 - Impressionismo & Rupturas

Como inspirar as pessoas a se apropriar de seu potencial criativo e empregá-lo no cotidiano de suas vidas?

Utilizando este questionamento como ponto de partida, a proposta é abordar conceitos presentes na Arte que sejam pertinentes ao cotidiano dos participantes, de maneira leve, porém efetiva, visando uma autotransformação.

 

O programa acontece através do encontro de dois movimentos: um externo, partindo da História da Arte, com o objetivo de inspirar; e outro interno, partindo dos desafios cotidianos dos participantes, com o intuito de questionar o posicionamento individual frente às dificuldades e estimular a tomada de responsabilidade pela transformação destas.

 

Através de uma articulação entre Arte e Psicanálise, o objetivo é criar um espaço de sensibilização que facilite o processo de apropriação da criatividade como ferramenta diária para lidar com os desafios da vida contemporânea, tanto profissional, quanto pessoal. 

 

O programa vai além de um treinamento de técnicas de criatividade, ou de ensinar o conceito de criatividade, mas visa despertar, em cada um dos participantes, o potencial criativo inerente ao ser humano, que, por algum motivo, não está sendo acessado.  

Encontro 1: Inspiração artística: Impressionismo 

O Impressionismo é um dos movimentos mais marcantes da História da Arte. Inovações estéticas, mudanças temáticas, descobertas sobre cor e luz aconteceram num contexto de grandes transformações tecnológicas, sociais e políticas. Propomos uma reflexão sobre as rupturas e inovações que ocorreram no campo das Artes no século XIX, apresentando o trabalho de artistas como: Manet, Montet e Degas, entre outros, o quais ousaram desafiar a estética vigente. Tão atrativo para o grande público, este movimento faz parte de nosso imaginário. A Artista Plástica apresenta o contexto em que o Impressionismo surgiu, bem como seus principais artistas e obras.
 

Encontro 2: Discussão relacionando o Impressionismo com a vida dos participantes 

Usando o tema “rupturas e inovação” - um dos principais aspectos do movimento impressionista - a Psicanalista propõe uma discussão baseada na interlocução entre o Impressionismo e conceitos sobre o funcionamento do psiquismo humano, ligando-os diretamente com este grupo de participantes no cotidiano de suas vidas. Se inovação exige lançar-se ao novo, alguma questões são abordadas: “Como lidar com os desdobramentos da ousadia de bancar os riscos inerentes à inovação?”; “Na busca a inovação, como lidar com o medo da crítica e busca de aceitação?”; Quais são as rupturas saudáveis e necessárias para criar o novo?” Entre outras. 

Encontro 3: Visita às obras impressionistas do MASP 

O grupo vai até o MASP, vivenciar uma visita guiada na coleção impressionista do Museu. Os participantes poderão apreciar as obras originais, ouvir explicações sobre elas e contribuir com suas próprias impressões, o que aprenderam e viram no encontro inicial.

Encontro 4: Aula prática de desenho e pintura, segundo o processo criativo dos impressionistas e Fechamento. 

Neste encontro, o tema da criatividade é experimentado de maneira prática. Independentemente de conhecimento prévio ou de habilidades, os participantes são convidados a fazer uma aula prática de desenho e pintura, segundo o processo criativo dos impressionistas: recortes inusitados, pinceladas rápidas, exploração de luz e cor, entre outros. Além da atividade lúdica, há uma reflexão sobre o processo criativo a partir desta vivência, que pode ser estendida para todas as áreas da vida do grupo. 

No final deste mesmo encontro, é realizada a finalização, onde todas as etapas serão recapituladas com o objetivo de fazer uma conexão entre elas e o cotidiano dos participantes. Uma avaliação verbal por parte do grupo acontecerá. Por fim será proposto um “desdobramento para o futuro”: um comprometimento individual em escolher uma ou mais ações relacionadas à rupturas saudáveis e positivas em sua vida. 
 

Por Um Viver Mais Criativo - Turma para Recursos Humandos
Ciclo de Encontros no Espaço Conceito Citroën

O projeto nasceu em 2012 com o intuido de desenvolver um ciclo de encontros inspirados na Arte e na Psicanálise, a ser realizado no Espaço Conceito Citroën.

 

O ciclo de 7 encontros resultante utilizou como fio condutor duas importantes exposições de Artes disponíveis na cidade de São Paulo na época: Impressionismo - Paris e Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil e a 30a Bienal Internacional de Arte Contemporânea. A articulação entre Artes e Reflexões Psicanalíticas, partiu das inovações estéticas Impressionistas em diálogo com o conceito de viver criativo do psicanalista Donald Winnicott, e uma fértil discussão com os participantes dos encontros.

Posteriormente fizemos uma série de outros encontros em formatos diversos para diferentes públicos, sempre expandindo as temáticas trabalhadas: sessões para grupos fechados (presencial e virtual); sessões abertas ao público interessado em geral por meio de inscrição (presencial e virtual); encontros fechados para profissionais de recursos humanos (presencial); encontros para o desenvolvimento de pessoas em empresas (presencial) e ações em instituições culturais (presencial), como no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo.

Calendário Por Um Viver Mais Criativo 2012
Ciclo de Encontros no Espaço Conceito Citroen - Workshop 4
Ciclo de Encontros no Espaço Conceito Citroen - Workshop 3
Ciclo de Encontros no Espaço Conceito Citroen - Workshop 2
Ciclo de Encontros no Espaço Conceito Citroen - Workshop 1
bottom of page