Módulo 1 - Impressionismo & Inovação
Público alvo
Interessados em Arte
Interessados em Desenvolvimento Humano
Profissionais de Recursos Humanos
Profissionais de Comunicação
Empreendedores
Objetivo
Como inspirar os participantes a se apropriar do seu próprio potencial criativo e a se tornarem agentes efetivos desse processo dentro de seu cotidiano profissional e pessoal?
Conteúdo / Programa
Utilizando estes questionamentos como ponto de partida o programa acontece através do encontro de dois movimentos: um externo, partindo da História da Arte, com o objetivo de inspirar; e outro interno, partindo dos desafios cotidianos desses participantes, com o intuito de implicar, ou seja, estimular uma transformação criativa desses desafios. Há ainda uma experiência direta com as obras de Arte impressionistas no MASP e uma atividade artística seguida de uma discussão sobre processos criativos.
Através de uma articulação entre Arte e Reflexões Psicanalíticas, o objetivo do programa é criar um espaço de sensibilização que facilite o processo de apropriação da criatividade como ferramenta diária para lidar com os problemas e as dificuldades no cotidiano da vida pessoal e profissional.
Neste módulo estudaremos Impressionismo & Inovação.
Um dos movimentos mais marcantes da História da Arte, o Impressionismo trouxe inovações estéticas, temáticas e científicas que modificaram radicalmente a maneira de apreciar Arte. Iremos refletir sobre as rupturas no campo das Artes no século XIX, apresentando o trabalho de artistas que desafiaram a estética vigente como: Manet, Montet e Degas, entre outros. Tão atrativo para o grande público, este movimento faz parte de nosso imaginário.
Se aplicarmos a essência dos principais aspectos envolvidos no movimento Impressionista em uma reflexão a respeito do cotidiano dos participantes: Se inovação exige lançar-se ao novo: Como lidar com os desdobramentos da ousadia de bancar os riscos inerentes à inovação? Como lidar com o medo da crítica e busca inconsciente de aceitação? Como se posicionar como um agente de transformação nesse processo? Quais são as rupturas saudáveis e necessárias para um viver mais criativo?
O programa está dividido nas seguintes etapas:
[ 1º ] Aula sobre o Impressionismo: principais artistas e obras, o contexto onde ocorreu e as rupturas que criou na História da Arte.
[ 2º ] Usando o tema “inovação e rupturas” - um dos principais aspectos do movimento impressionista - a Psicanalista propõe uma discussão baseada na interlocução entre o Impressionismo e conceitos sobre o funcionamento do psiquismo humano, ligando-os diretamente com este grupo de profissionais no cotidiano de suas vidas pessoais e profissionais.
[ 3º ] Aula prática de uma técnica artística ligada ao movimento apresentado. Neste movimento, o tema da criatividade é experimentado de maneira prática. Independentemente de conhecimento prévio ou de habilidades, os participantes são convidados a fazer uma aula prática de desenho e pintura.
[ 4º ] Após a atividade lúdica, há uma reflexão sobre o processo criativo que pode ser estendida para para diversas áreas e aspectos do contexto individual.
[ 5º ] Visita mediada às obras impressionistas do MASP, onde o grupo irá ver ao vivo algumas das obras impressionistas que foram discutidas na aula inicial e aprofundar a reflexão.
[ 6º ] Fechamento com a articulação entre todo conteúdo abordado: Impressionismo, relações com a vida pessoal e profissional, criatividade e os desdobramentos sobre o que pode ser aplicado de concreto do tema abordado na vida cotidiana dos participantes.
Metodologia
O programa vai além de um treinamento de técnicas de criatividade, ou de ensinar o conceito de criatividade, mas visa despertar, em cada um dos participantes, o potencial criativo inerente ao ser humano, que, por algum motivo, não está sendo acessado.
Facilitadoras
Carga Horária
10 horas
Certificados
São emitidos certificados para os participantes com 75% de presença.