Sobre
Como inspirar as pessoas a se apropriar de seu potencial criativo e empregá-lo no cotidiano de suas vidas?
Utilizando este questionamento como ponto de partida, a proposta do programa é abordar conceitos presentes na Arte que sejam pertinentes ao cotidiano dos participantes, de maneira leve, porém efetiva, visando uma autotransformação.
O programa acontece através do encontro de dois movimentos: um externo, partindo da Arte, com o objetivo de inspirar; e outro interno, partindo do enfrentamento dos desafios contemporâneos, com o intuito de questionar o posicionamento individual frente às dificuldades e estimular a tomada de responsabilidade pela transformação destas.
Através de uma articulação entre Arte e Psicanálise, o objetivo é criar um espaço de sensibilização que facilite o processo de apropriação da criatividade como ferramenta diária para lidar com os desafios da vida contemporânea, tanto profissional, quanto pessoal.
Como os encontros acontecem na prática?
Escolhemos um tema e uma questão mote por encontro, a partir da qual trazemos imagens e conceitos sobre obras, artistas e movimentos da arte que problematizam a temática, como forma de instigar a reflexão do grupo. Na sequência, conectamos com questões desafiadoras do cotidiano dos participantes, em forma de discussão coletiva.
O que cada participante acessa durante o programa?
Além do despertar do potencial criativo e da tomada de responsabilidade pelo enfrentamento de desafios cotidianos, há alguns outros objetivos paralelos:
-
Ampliação do repertório cultural e ganho de conhecimento do campo das Artes, de maneira que o conteúdo possa ser significativo, tendo uma relação com seu cotidiano profissional e pessoal.
-
Estreitamento dos laços entre os participantes, usufruindo da empatia e da força do coletivo, promovendo integração entre os membros do grupo por meio de reflexões coletivas e atividades lúdicas.
-
Conscientização dos participantes quanto a sua própria responsabilidade na transformação de problemas e dificuldades em soluções criativas.
Quais os temas & questões que já foram abordados?
Estamos constantemente elaborando novos temas e questões e também abordamos temas customizados, sob demanda.
Veja alguns temas que já abordamos.
Opções de formato
O programa é bastante flexível para diferentes configurações:
-
Um encontro com foco em um tema específico
-
Uma série contínua de encontros (de 4 à 8) , cada um abordando um tema/questão diferente.
-
Um combinado entre visita à um museu e/ou exposição temporária seguido de uma discussão.
-
Uma experiência completa que engloba: visita à exposição, discussão a partir da psicanálise e um fazer artístico relacionado à exposição visitada.
Veja alguns exemplos de formatos já realizados nos Eventos Passados.
Quer conhecer a equipe?
Conheça a equipe que realiza os encontros nesta página.